Conheça o Santuário São Judas Tadeu e Suas Obras

PARÓQUIA / SANTUÁRIO SÃO JUDAS TADEU

 

Nasce a Paróquia São Judas Tadeu A Paróquia São Judas Tadeu foi criada em 25 de janeiro de 1940 pelo Arcebispo Dom José Gaspar de Affonseca e Silva, que também criou outras 24 paróquias na época, pois a cidade estava crescendo e precisava de mais igrejaO primeiro pároco, padre João Buescher, da Congregação do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos) tomou posse no dia 17 de março do mesmo ano. A igreja começou a funcionar numa pequena casa, que servia de depósito e armazém, situada à Avenida Felício Fagundes (hoje, início da Rua Fagundes Filho e Avenida Jabaquara). A casa foi transformada em capela, onde eram celebradas as primeiras missas e demais sacramentos.

No dia 28 de outubro de 1940, aconteceu a primeira festa para o Santo Padroeiro. Já em 1941, a Festa a São Judas passou a acontecer a cada mês, no dia 28. Dinâmico e empreendedor, Pe. João Buescher procurou um bom terreno e, com a ajuda da comunidade, construiu a primeira igreja, ainda provisória, que substituía a capela improvisada. No ano seguinte, imediatamente após a construção da igreja provisória, ele já iniciava a definitiva, inaugurada em abril de 1944 e conhecida hoje como “Igreja Antiga”.

 

Igreja Nova: Mais espaço para a Fé do povo

O extraordinário aumento da afluência dos devotos, fazendo crescer o movimento religioso, trouxe a necessidade de uma nova igreja. Em janeiro de 1963, sacerdotes, paroquianos e devotos iniciaram a construção, conhecida hoje como, a “Igreja Nova”.

Ampla, funcional e de linhas modernas, a “igreja nova” apresenta internamente, forma circular inscrita em um quadrado, com uma cúpula de 22 metros. O ritmo arquitetônico e a sobriedade das linhas da conduzem espontaneamente para o que deve ser o centro de uma igreja: o altar do sacrifício de Cristo.

Em torno da mesa, a comunidade de discípulos, como São Judas Tadeu, se reúne para celebrar Jesus Cristo e, deste modo, o devoto pode fazer melhor sua experiência de comunhão com Deus e os irmãos na Eucaristia. A devoção e a festa de São Judas foi crescendo nestes 75 anos de fundação da Paróquia, e do Santuário também, porque os fiéis que o frequentam são atendidos pelo serviço pastoral do Santuário.

Desde sua origem, são três as vertentes marcantes que irrigam a vida dos devotos que frequentam este Santuário: a evangelização, o apostolado social e o atendimento das confissões.

 

Paróquia São Judas Tadeu é declarada Santuário

No dia 18 de novembro de 1997, foi publicado o decreto de Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo de São Paulo na época, elevando a Igreja de São Judas Tadeu Apóstolo à categoria de Santuário. Desde então, a Paróquia passou a ser, oficialmente um Santuário. Na verdade, foi o povo, com sua fé e devoção, que fez isso acontecer, elegendo essa igreja dedicada a São Judas Tadeu como um lugar sagrado de “refrigério para suas aflições e consolo para seus problemas”

 

Curiosidades

Devoção a São Judas Tadeu

O início da devoção a São Judas Tadeu está fortemente ligado a fundação da Paróquia. Naquele tempo, São Judas Tadeu era pouco conhecido. Então, o vigário da época (Pe. João Buescher, scj) passou a divulgar a história do Santo para a comunidade. Mandou fazer muitos impressos com a imagem e a oração de São Judas e distribuía-os, pessoalmente, nos pontos de ônibus, nos bondes, na Praça da Sé e nas visitas às famílias dos bairros centrais.

Ao mesmo tempo que pedia ajuda para a construção da igreja, divulgava o Santo Padroeiro. As mesmas famílias que recebiam o Pe. João em suas casas ajudava-o na construção da igreja, que mais tarde se tornaria um Santuário. Hoje, São Judas Tadeu é um dos santos mais populares em nosso país, fazendo com que este Santuário receba milhares de devotos no dia 28 de outubro, dia em que recordamos sua memória litúrgica. É emocionante ver tamanha devoção.

Origem da imagem

Na época da criação da Paróquia São Judas Tadeu não havia imagem. Então, Padre João Buescher mandou esculpir uma em madeira, mas o escultor ficou doente e, como a festa do padroeiro estava próxima, a imagem acabou sendo fundida em gesso. E esta acabou se tornando a oficial em nossa igreja, nas principais paróquias, comunidades e nas casas das famílias devotas do Santo, em todo o Brasil.

Como nas suas origens, o Santuário continua sendo a Casa de Deus, onde o povo, através da devoção a São Judas Tadeu, Apóstolo, vem pedir fé, esperança e muitas bênçãos. Contudo, a devoção a São Judas tem uma característica única, que a distingue de outros santuários. Ela não está ligada a nenhuma aparição, como acontece por exemplo, em Lourdes, Fátima e Aparecida. Foi o zelo pastoral do Pe. João Buescher,scj, em suas centenas de visitas domiciliares, que acendeu no coração do povo paulistano essa chama de confiança a São Judas Tadeu.

 

NOSSAS OBRAS

CEI São Judas

O Centro Educacional São Judas Tadeu ou creche foi criado em 1994 a partir da necessidade de duas comunidades que enfrentavam muitos desafios à época. Os próprios moradores se mobilizaram para a construção de um local que serviria de apoio às famílias que tinham a necessidade urgente de um local no qual pudessem deixar seus filhos quando saíssem para trabalhar. Foi um trabalho em conjunto, uma conquista de comunidades, seja nas doações (tijolos, cimentos, areia, tinta) como também no trabalho braçal dos voluntários. Todo esse projeto foi idealizado pelos moradores com o apoio e missão dos Padres Dehonianos atuantes no Santuário São Judas Tadeu. Com quase tudo pronto as crianças começaram a frequentar, recebendo muito cuidado, carinho e atenção. A paróquia São Judas Tadeu realizava a doação de muitos itens de necessidade. Na época, quem cuidava das crianças eram os próprios moradores, que aos poucos foram buscando conhecimento e se especializando na missão de educar. Depois de anos de trabalho, surgiu a necessidade de fazer parcerias, como por exemplo, o convênio com a prefeitura para dar continuidade aos trabalhos. São 25 anos de muito trabalho, luta, desafios e conquistas. 

Plano Pedagógico

O nosso plano pedagógico visa a criança como protagonista de todo o trabalho da creche, na escuta, observação, planejamento e decisão, buscando sempre valorizar uma infância voltada ao brincar que gera desenvolvimento e aprendizagem dos seus direitos e deveres. Procuramos também manter um trabalho de atendimento às famílias por reuniões, palestras, diálogo e atendimento pedagógico em parceria com o projeto Família/Escola.

 Visão Humana

Além do trabalho pedagógico que já motiva uma visão humana diante dos desafios e conquistas da vida, buscamos também semear valores, respeitando a diversidade cultural da nossa sociedade e motivando as crianças a semearem o BEM, a fazerem o BEM e a desejarem somente o BEM.

Parcerias

O Apoio da Mantenedora Obra Social São Judas, o Convênio com a Prefeitura, as doações, benfeitorias e os trabalhos de divulgação por parte dos nossos meios de comunicação do Santuário e dos amigos que conhecem e confiam no nosso trabalho.

 

A nossa creche não é simplesmente um espaço educacional, mas sim, um lugar de vivência do verdadeiro amor, respeito para com o outro e busca constante da fé e da paz interior.

 

Obra Social São Judas Tadeu

A Obra Social São Judas Tadeu é uma organização católica sem fins lucrativos fundada em 1945 pelo Santuário São Judas Tadeu. No início era chamado “Apostolado da Caridade”. Seu principal objetivo é promover a dignidade da pessoa humana por meio de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento humano e social. Atualmente, desempenha seu papel em 3 áreas centrais: social, educacional e bem-estar. Junto ao CEI, Centro de Educação Infantil São Judas Tadeu, atende mais de 50 mil pessoas por ano.

Assistência social:

Atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio de escuta qualificada, são realizados encaminhamentos para rede pública e privada, orientações, esclarecimento de dúvidas, fornecimento de roupas e cestas básicas, mediante análise crítica, da assistente social.

Farmácia Comunitária:

Dispensa gratuita de medicamentos à comunidade sob supervisão técnica de um especialista farmacêutico. Conforme prescrito nas normas de regularização do CRF, não estamos autorizados a dispensar antibiótico e controlados. Obs.: Leve RG e receita médica válida. Na 2ª, 4ª e 6ª de manhã são 60 senhas e no período da tarde e no sábado, 40 senhas.

Núcleo De Prática Jurídica – Estácio Conceição:

Formado por uma equipe de professores, advogados e alunos do Curso de Direito, que prestam assessoria jurídica gratuita para toda pessoa que resida na região atendida pelo Fórum Jabaquara e que tenha uma renda inferior a 3 (três) salários mínimos.

Empréstimo de equipamento hospitalar:

Para realizar a solicitação é preciso entrar em contato para verificar a disponibilidade.

 

Santuário São Judas Tadeu - Jabaquara - São Paulo I Av. Jabaquara, 2682 | Bairro: Mirandópolis CEP.: 04046-500 São Paulo – SP | Fone: (11) 3504 – 5700